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alternador o que é,como funciona,como reconhecer um problema

alternador o que é,como funciona,como reconhecer um problema

Alternador – Como Funciona,  Quais os Principais Problemas e Como Solucioná-los?

Embora uma grande parte da população no Brasil, e no mundo, possua ao menos um automóvel, muitos não conhecem informações importantes sobre mecânica. O que pode ser em certas ocasiões até mesmo um transtorno, ou quando há algum tipo de avaria – tanto num carro novo quanto usado. Por isso conhecer um pouco mais sobre o funcionamento mecânico do carro, pode evitar até mesmo certos transtornos decorrentes de informações não muito precisas ou que tenham procedência não muito confiável.alternador-de-automoveis.jpg

O que é um Alternador de Veículo Automotivo?

O Alternador de Veículo Automotivo é uma máquina que transforma energia mecânica em elétrica. É o alternador quem carrega a bateria e alimenta todos os componentes consumidores de energia com a corrente produzida por ele e enviada aos componentes quando o carro está em funcionamento, gerenciando a tensão produzida eletronicamente ao mesmo tempo em que retifica a corrente.

 

Como Funciona Um Alternador?

O Alternador é acionado por uma correia ou polia ligada ao motor, que ao receber impulso mecânico, gera a corrente alternada e a transforma em corrente elétrica. Os sistemas de ignição e de injeção do veículo automotivo dependem inteiramente desta peça. Quando um carro está desligado, equipamentos como CD Player, vidros elétricos, travas, lanternas e faróis, são alimentados pela bateria, que em geral, é de 12 volts. Já quando o motor está em funcionamento, é o alternador quem fornece a energia necessária para todos os dispositivos elétricos do veículo. Entretanto, há uma mudança de voltagem: quando o alternador está acionado, a geração sobre para 14 volts, ou seja, o alternador produz um pouco a mais de energia do que a bateria para poder supri-la em caso de haver algum “defeito” ou “falha”, ocasionando a interrupção de todo o sistema elétrico do carro, fazendo com que ele não funcione.como-funciona-o-alternador.jpg

Como Reconhecer os Sintomas de que o Alternador Está Com Problemas?

Há alguns sinais muito fáceis de serem identificados que podem atestar que o Alternador do carro está com algum tipo de avaria. Mas, é preciso ficar atento para não confundir com possíveis falhas na bateria. Como o alternador serve para gerar energia, é muito comum que o carro ao apresentar alguma falha elétrica, o condutor tenha a impressão de que o problema venha da bateria e, em alguns casos ela está nova e não precisa ser trocada. A manutenção deverá ser feita no Alternador.alternador-sua-localização.jpg

 

Fique Atento:

O primeiro sintoma de que o alternador não está funcionando corretamente é uma luzinha no painel que passa a acender e a piscar constantemente. Ela é o indício que de possivelmente haverá a necessidade de manutenção no Alternador. Na sequência, os cabos da bateria devem ser verificados, para saber se estão limpos e bem apertados aos terminais transmissores de energia. Também verifique se os cabos que estão conectados ao motor de arranque estão em perfeita ordem.  A compressão dos cilindros também deve ser checada. Por último, um teste deverá ser realizado na injeção do carro. Isto deverá ser feito com o motor desligado.

Tente dar a partido no veículo, e se o motor não funcionar, certamente o problema somente será no alternador, o qual deverá ser trocado.

4 Respostasto “alternador o que é,como funciona,como reconhecer um problema”

  1. joao disse:

    Amigos,

    Tenho uma Ranger 2008 gasolina / gnv , que hoje tem 50000kms. A ford faz a ranger na argentina e por isso muitos componentes nao comprados de fornecedores locais. O alternador eh um deles.
    Em julho do ano passado começei a ter problema de carga na bateria a ponto de ter que ser rebocado. Mandavaa bateria para a heliar eles mandavam ela de volta carreada e testada sem nenhum problema. Fui ao eletricista ele fez o teste com uma maquininha e disse que o alternador so estava gerando 11,36V , que nao carregava nem a bateria, portanto nao suportaria ar condicionado acessorios etc….
    Me ofereceram retificar o alternador por 850,00 com 6 meses de garantia.
    Tinham que tirar o meu pois nao havia base de troca pelo fato de ser um alternador importado e raro.
    Resolvi correr atras de um novo e depois de muito pesquisar achei em sao paulo uma empresa que importa da INDIEL fabreicante do alternador PRESTOLITE nA ARGENTINA.
    Com o frete para o Rio de Janeiro saiu por 940,00. Nao havia o que pensar, um alternador novo, original com 6 meses de garantia,( so por curiosidade , na autorizada da FORD me cobraram R$6.000,00 pelo mesmo alternador).
    Instalei o alternador e voltei a rodar. Apos 3 meses e meio/ 400km de uso urbano começam a aparecer os mesmos problemas, Mando carregar a bateria ela aceita carga perfeitamente. Novamao paulo. Na quira que retirei o alternador do carro reparei um cabo que deve ser o terra pois so ha duas ligaçoes, uma tomadinhha q se encaixa no regulador de voltagem e um cabo unico com uma capa protetora na ponta como uma capa de vela emborrachada.
    Este cabo estava com esta capa protetora derretida, uma peça plastica isolante que encaixa na carcaça do alternador estava derretida e deformada,
    Vou receber o alternador consertado ou trocado mas mina impressao e que algggo no circuito eletrico do carro esta causando o defeito no alternador.,
    O que poderia fazer este terra aquecer e derreter a protecaode borracha, derreter a peça isolante junto a carcaça, e fazer o alternador para de carregar???? Nao quero estraggar o alternador novamente.
    Obrigado a todos,
    JOAO

    • Diego Souza disse:

      Oque pode gerar a queima dessa proteçao é um curto circuito entre a massa do seu veiculo (aterramento) e o cabo positivo,(onde na maioria dos veiculos é o que tem a proteçao de plastico). Outra hipotese seria um dos cabos do alternador mal apertado,causando atrito entre a estrutura do alternador uma vez que o cabo fica energizado constantemente. Faça um vistoria em todo circuito eletrico, entre o alternador ate a bateria.

  2. jorge palma ssa bahia disse:

    minha ranger 3.0 tem horas que não pega o cadeado no painel pisca rapidamente,não e problema no coold,na iguinisão,no arranque nem nos reles e bateria está gerando 16 volts quais outras opções que possa ser este problema Obr.

  3. Edsandro Souto disse:

    Estou com problema no meu carro Ford Fiesta 2007. Eu chego do trabalho às 14 horas e só volto a funcionar o veículo no dia seguinte, às 7 horas. Só que, nesse intervalo, eu preciso funcionar o motor por alguns minutos, sob pena de o motor “não pegar”. No painel não acende nenhuma luz de alarme para indicar que algo vai mal. Confesso que algumas vezes os cabos conectados à bateria estavam frouxos, mas o problema persiste, mesmo tendo trocado a bateria por uma de 60A (Moura). O que devo fazer…

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  1. homocinética o que é,como identificar problemas,qual sua função etc... - [...] Entretanto, não é bem assim. O nome é mais complexo do que a própria função exercida por este mecanismo …

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