receba atualizações no seu e-mail
chevette chevrolet uma grande história

chevette chevrolet uma grande história

CHEVETTE TUBARÃO – CONHEÇA UM POUCO DA HISTÓRIA DESTE POSSANTE

Todos os apaixonados por carros se emocionam quando veem desfilando pelas ruas um dos modelos que mais fizeram história na indústria brasileira automotiva – o CHEVETTE TUBARÃO.com mais de 1,5 milhão de exemplares, dos quais alguns ainda circulam com muita vida e elegância por aí, o CHEVETTE CHEVROLET foi um carro produzido pela GENERAL MOTORS  e que teve seu lançamento aqui no Brasil em 1973, como um sedan de duas portas, e mais tarde, com quatro portas, sendo esta uma tipo exportação. Poucos exemplares de quatro portas foram comercializados aqui no país, e tê-lo na garagem é motivo de orgulho para os donos e colecionadores.chevette-tubarão-vermelho.jpg

 

O CHEVETTE foi produzido oficialmente até 1993, quando a montadora, por motivos de modernização de carros de outros concorrentes, decidiu não mais produzi-lo em sua linha de montagem. Uma tristeza geral, para quem tinha o CHEVETTE como sendo um dos carros mais imponentes e possantes que até então estavam disponíveis no mercado.

chevette-tubarão-branco.jpg

Algumas variações no modelo foram realizadas durante o período de sua fabricação e comercialização. Entretanto, uma das versões que mais se eternizaram foi sem sombra de dúvida, o modelo que ficou conhecido como TUBARÃO, devido a sua carroceria ser mais alongada e ter um frontal largo e robusto que se assemelha ao animal marinho.

 

Era uma máquina mesmo! O motor do CHEVETTE TUBARÃO, modelo fabricado entre 1973 a 1977(último ano da série), possuía um motor 1.4 L, em algumas versões: SL, GP, GP II –  com potência que variava entre 50 cv a 72 cv, cujo torque respondia entre 7,3 kgfm até 9,8 kgfm e que atingia a velocidade de 150 km/ h. Com quatro marchas, ainda houve algumas edições especiais, que traziam variações nos faróis, nos painéis, na parte traseira e nas cores – o azul pastel talvez tenha sido a mais marcante de todas, embora o vermelho, o bege e o cinza, também fizessem o maior sucesso pelas ruas, sendo alguns com pintura esportiva.

chevette-tubarão-modelo-gp.jpg

Também possuía um conjunto dinâmico, muito bem avaliado por todos os especialistas automotivos da época, por apresentar boa calibração da suspensão, disposição da alavanca de câmbio e tração traseira. Embora tivesse pouco espaço para os ocupantes da parte traseira, e não ser um carro que ‘corresse’ muito, era extremamente agradável para passeio e locomoção, em especial na cidade.

 

 

A versão mais requintada, contudo talvez tenha sido a SL, lançada em 1976, que trazia os piscas traseiros na cor vermelha – os piscas somente voltariam a ser amarelos na versão já modernizada de 1983. Com o desenho herdado do tradicional CHEVETTE americano, ganhou uma moldura bi-partida em suas laterais. Também passou a ter pára-choques mais largos em relação à versão anterior.

 

O CHEVETTE deixou de ser fabricado em 1993, quando a fábrica observou que poucas mudanças tanto no designer quanto nas estruturais poderiam ser feitas, sem que ocorressem profundas modificações no modelo original. Uma pena para os amantes do CHEVROLET CHEVETTE TUBARÃO.

Sem Respostasto “chevette chevrolet uma grande história”

Trackbacks/Pingbacks

  1. opala comodoro sua historia - mundo sobre carros - [...] O OPALA também foi o carro utilizado em provas de corrida como a STOCK CAR entre 1979 e 1986. …

Deixe uma Resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>