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homocinética como reconhecer problemas

homocinética como reconhecer problemas

O QUE É HOMOCINÉTICA? COMO RECONHECER OS PROBLEMAS E COMO SOLUCIONÁ-LOS?

homocinética :Quando o assunto é carro, uma das dúvidas mais recorrentes sobre as quais mais se ouve falar entre os donos de carros que vão às oficinas mecânicas é a respeito da homocinética de um veículo. O nome é difícil de ser pronunciado e, para muitos, também difícil de ser compreendido, em especial sobre o seu funcionamento. Dá até mesmo a sensação de que se trata de um problema muito grave e que não terá solução. Entretanto, não é bem assim. O nome é mais complexo do que a própria função exercida por este mecanismo tão importante para o efetivo – e adequado- funcionamento das transmissões de força de um carro.o-que-é-homocinética.jpg

 

PARA COMEÇAR, O QUE É HOMOCINÉTICA?

A junta da homocinética ou junta de velocidade constante é um sistema de peças presentes no carro, cuja função é transmissão de força que vai dos eixos das rodas ao volante, e vice-versa, para fazer com que o veículo se movimente. De forma técnica, é constituída de um veio transmissor, esferas de aço, rolamentos, cúpula e veio transmissor como parte do cubo da roda.      Ou seja, um par de dobradiças arredondadas as quais giram em posições contrárias. Possui também uma parte interna e externa, separadas por uma esfera, junto da parte externa do semi-eixo, as quais deslizam permitindo os movimentos em vários ângulos distintos.entenda-a-junta-homocinética.jpg

 

O QUE ACONTECE QUANDO ESTE JOGO DE PEÇAS NÃO FUNCIONA CORRETAMENTE?

Como todas as peças de um veículo, a junta da homocinética requer cuidados e manutenção preventiva. Torque demasiado, trancos no carro, e arrancadas constantes podem danificar o conjunto, que função fundamental é a transmissão de força. Caso os cuidados não sejam feitos como visitas constantes a um mecânico e uma direção preventiva, econômica e correta, o desgaste da peça ocorre muito mais rápido e os prejuízos podem ser bem grandes, pois elas podem quebrar e deixar o condutor na mão, sem contar que os prejuízos são relativamente grandes. Normalmente as juntas têm durabilidade de 40 a 50 mil quilômetros.junta-homocinética-amarok.jpg

 

COMO IDENTIFICAR POSSÍVEIS PROBLEMAS COM A JUNTA DA HOMOCINÉTICA?

É fácil identificar quando a junta da homocinética apresenta algum tipo de problema, pois ao acelerar o carro ele já dá a sensação de “estar fraco”. Em movimento ou em manobras, o primeiro sintoma de problemas com a junta da homocinética são os barulhos de atrito metálico seguidos de estalos, os quais são bem característicos do desgaste da peça. Isto significa dizer que a junta apresenta folga e precisa ser trocada.

 

COMO FAZER REPAROS E QUAL A MELHOR MANUTENÇÃO DAS JUNTAS DA HOMOCINÉTICA?

O melhor a ser feito quando o barulho persiste é ir a um mecânico de confiança e especializado, para que ele dê o diagnóstico preciso do problema. É possível apenas desmontar as juntas, retirar as coifas (rebolos), limpá-las, e renovar a graxa, o que, aliás, deve ser feito com certa frequência. Contudo, o mais recomendável é trocar o jogo de peças da homocinética. O custo das peças não costuma ser alto, mas precisa ser feito por especialistas que tenham as ferramentas adequadas para que o serviço fique bom e ser carro tenha mais 40 ou 50 mil quilômetros de boa direção.

 

Observação do veículo e manutenção preventiva, sempre!!!

9 Respostasto “homocinética como reconhecer problemas”

  1. Fernando disse:

    Tenho um novo focus 2009 guia automático que começou a apresentar vibração nas rodas dianteiras após arrancar e chegando por volta d 30 km/h. Suspeitei primeiro do balanceamento o q não se confirmou após levar o carro p alinhar e balancear. Como o problema persistiu o levei a concessionário da ford aqui em sergipe, onde foi me diagnosticado como sendo problema na junta homocinética. Só q me foi informado tb q seria necessário trocar todo o eixo, sendo assim, para o meu desespero o orçamento ficou em R$6.000,00. Minha dúvida é se essa necessidade de troca do eixo procede ou a concessionária tá querendo ganhar dinheiro as minhas custas?

    • quinho disse:

      olá Fernando
      eu te aconcelho a levar o veículo a uma mecânica de confiança,ou até mesmo levar em umas 4 ou 5 mecânicas para ver qual é o resultado do problema,pois eu particularmente nunca vi algo custar nesse valor,se fosse a junta homocinetica iria fazer ruidos no ato de uma conversão,o preço sairia só da peça homocinética em torno de 250,350 reais,com a mão de obra não sairia 600 reais.pesquise bem antes de pagar esse preço.
      obrigado pelo comentário, e espero ter te ajudado

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  3. marcos disse:

    meu carro esta com uma estralacao quanto eu esterço o volante obs: mas e so no lado direito

  4. JANICE disse:

    Oi bom dia, hoje ao trocar de marcha fez um barulho parecia que estourou/rasgou alguma coisa, aí o carro foi parando e fiquei na mão, não consegui nem mais ligar o carro o que pode ser?

    Obrigada

  5. Pierre disse:

    Olá, sou aluno de Engenharia Mecânica, e gostaria de saber qual a durabilidade média das juntas, para veículos off-road, em condições severas de uso.
    Grato!

  6. marcus disse:

    Minha homorcinetica fica estalando.. ja troquei eo barulho continua no lado que troquei..oq sera?

  7. Tenho um IX35 da hunday, que apresentou trancos no câmbio automático. Levei o veículo diversas vezes para conserto. À última vez passou dois meses na autorizada sob alegação que o câmbio havia sido enviado para reparo. O IX 35 continua dando trancos. Neste interin , perdi a garantia. Pergunto; quais os riscos de fazer uma viagem numa BR ? Riscos de vida?

  8. Leandro disse:

    Olá pessoal, tenho um ford Ka 2001, ele estava muito baixo, e foi trocada as molas dianteiras mas foi colocado as molas da ford courier, ficou numa boa altura mas ao atingir uma velocidade de 60 Km/h parece que sente o acelerador e a rodas dianteiras parece que navegam ou é leve impressão minha, um mecânico testou falou que á normal.

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