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PROBLEMAS NA VENTOINHA DO VW GOL 1.0 DE 16V

PROBLEMAS NA VENTOINHA DO VW GOL 1.0 DE 16V

Problemas na Ventoinha do VW Gol 1.0 de 16V

Proprietários do carro VW Gol 1.0 de 16 válvulas, andam preocupados com um problema que tem aparecido no modelo, o que envolve a ventoinha e sua temperatura que eleva muito depois do acionamento da mesma.  Saiba como acontece esse problema.A ventoinha nada mais é do que o ventilador responsável por resfriar o motor e quando ele não funciona direito, isso não ocorre e o motor aquece muito, isso pode ocasionar possíveis problemas relacionados.

ventoinha

ventoinha

Uma ventoinha normal funciona da seguinte maneira: ela não possui um tempo certo para armar e nem para desligar, no normal ela funciona de acordo com a temperatura do motor, ou seja, quando ele aquece, ela arma, e quando ele esfria, ela desarma, desse jeito simples, sem mistérios.

Problemas relacionados a ventoinha mais frequentes são os em que ela não arma, ou arma e não desliga mais.  Um exame mais profundo para investigar a razão do problema pode identificar que o problema talvez pode não estar relacionado a sua ventoinha.

Para se ter o diagnóstico correto, é preciso realizar alguns exames e testes para identificar qual seria a real razão do problema.

Sintomas

No caso do VW Gol com o possível problema na ventoinha, mesmo depois do acionamento da ventoinha, a temperatura do motor ainda continua subindo, esse é só um dos sintomas mais frequentes do defeito.

Para realizar o diagnóstico, basta fazer alguns testes de arrefecimento. No caso do carro que possui o defeito, após o acionamento da ventoinha, o marcador de temperatura atinge quase a faixa vermelha, isso é cerca de 130°C, porém essa marcação também é enganosa.

Diagnóstico

Ao que tudo indica, o problema mesmo está relacionado a esse sensor de temperatura da água e não no sistema de arrefecimento. Essa conclusão pode ser firmada depois de usar um termômetro a laser no motor, o resultado será que o mesmo deve estar normal em torno de 90 a 98°C.

diagnostico da ventoinha

ventoinha

Depois são feitos testes elétricos em peças ligadas a esse monitoramento de temperatura.  O sintoma do problema está ligado a uma resistência elétrica do aterramento do sensor de temperatura da água.

Tal resistência geralmente fica muito acima do normal em carros que possuem esse defeito, algo em torno de 1,5 Omhs.  Para fazer o teste, localize o aterramento que fica ligado no motor, nada muito difícil de encontrar.

Conclusão

Depois de todos esses testes, a conclusão do problema se dá ao verificar a resistência da malha que faz o aterramento do motor através do auxílio de um multímetro automotivo.  Essa malha fica localizada bem na parte de baixo do motor, então logo se encontra a raiz de todo o problema.

Resolução

Em resumo, para resolver o problema, basta trocar essa malha de aterramento do motor para se obter bons resultados.  Logo tudo fica resolvido, simples assim.

Lembre-se de que esse diagnóstico está sendo muito comum apenas em carros do modelo VW GOL 1.0 de 16 V, então se o seu é de modelo diferente, tente levar a um mecânico para saber melhor a fonte do defeito do seu carro.

Uma Respostato “PROBLEMAS NA VENTOINHA DO VW GOL 1.0 DE 16V”

  1. Ricardo disse:

    Interessante o assunto, gostei.

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